Principal >> Blog >> alivio das tensões >> 10 Alimentos Bons Para o Coração

10 Alimentos Bons Para o Coração

10 Alimentos Bons Para o Coração

As doenças cardiovasculares como a cardiopatia isquêmica e infartos continuam sendo a principal causa de morte mundial. Sabe-se que milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças do coração. Segundo uma estatística da Organização Mundial da Saúde, em 2011 morreram 17 milhões de pessoas por condições cardíacas. O cenário é realmente preocupante, pois desde 2000 as doenças cardíacas lideram o ranking de principais causadoras de mortes mundiais.

Existem alguns alimentos bons para o coração, que podem atuar de forma direta na prevenção de doenças do coração ou ajudar a minimizar problemas cardiovasculares somados ao consumo de alguns medicamentos.

Se na sua família existe histórico de doenças cardiovasculares, talvez esteja na hora de você começar a se cuidar, por isso, confira a lista dos alimentos bons para o coração que devem integrar sua dieta alimentar.

1. Salmão

Riquíssimo em ômega-3 (ácidos graxos), o salmão pode efetivamente reduzir a pressão arterial e manter a coagulação sob controle sendo muito com para o coração. O ideal é consumir duas porções de salmão por semana, o que pode reduzir o risco de sofrer ataque cardíaco. Salmão contém a astaxantina carotenóide, que é um antioxidante muito poderoso.

Deve-se tomar cuidado ao escolher o salmão, o ideal é optar por salmões frescos chamados de selvagens, pois os de criadouro podem conter inseticidas, pesticidas e metais pesados que prejudicam a saúde. Outros peixes como, atum, arenque e sardinha também podem são alimentos bons para o coração.

2. Aveia

A aveia possui ácidos graxos, ácido fólico e potássio. É um alimento rico em fibra e pode reduzir os níveis de LDL, conhecido como o colesterol ruim, e ajudar a manter as artérias limpas e desobstruídas. Prefira as versões naturais e em pedaços grossos que possuem mais fibras do que aqueles triturados. Uma tigela acompanhada de salada de frutas pela manhã pode ser muito bem-vinda.

3. Abacate

Repleto de gordura monoinsaturada, o abacate pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom em seu corpo. Os abacates permitem a absorção de outros carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração.

4. Azeite

O azeite é repleto de gorduras monoinsaturadas, por isso reduz o colesterol LDL e diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas. Procure por extra-virgem ou derivados do virgem, pois são os menos processados. Utilize azeite no lugar de manteiga ou óleo para cozinhar e temperar saladas. Apenas cuidado para não aquecer demais o azeite no fogo, pois quando aquecido em altas temperaturas e liberar fumaça pode ser prejudicial à saúde.

5. Nozes

Nozes são alimentos bons para o coração, cheios de ômega-3, e junto com amêndoas e nozes de macadâmia, são carregados de gordura mono e poli-insaturada. Além disso, nozes possuem mais fibras e são uma grande fonte de gordura saudável.

6. Frutas vermelhas

Amoras, framboesas, morangos e outras frutas vermelhas, além de serem deliciosas podem te ajudar a prevenir doenças do coração. São frutas anti-inflamatórias que reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer.

7. Leguminosas

Lentilhas, grão de bico e feijão são excelentes fontes de fibra. Esses são alimentos bons para o coração pois possuem ácidos graxos, cálcio e fibras solúveis ideias para manter o seu coração saudável.

8. Espinafre

Espinafre possui luteína, folato, potássio e fibras em sua composição e por isso pode ajudar o seu coração a se manter mais saudável. Uma pesquisa que examinou 15 mil pessoas em 12 anos constatou que aqueles que comeram porções de legumes todos os dias reduziram os riscos de doenças cardíacas em 25% em relação aos outros.

9. Linhaça

Repleto de fibras e ômega-3 e ômega-6, um pequeno punhado de linhaça pode melhorar o seu coração. A linhaça pode ser colocada moída sobre a comida, salada, iogurte, sucos, salada de frutas e outros alimentos.

10. Soja

Soja pode reduzir o colesterol e, uma vez que é baixa em gordura saturada, também é uma ótima fonte de proteína magra, sendo um dos alimentos bons para o coração. Procure por fontes naturais de soja como o tofu e o leite de soja, que são ótimas opções de acompanhamento em um mingau de aveia ou em cereais. Mas cuidado com o sódio de algumas sojas como aqueles alimentos processados que aumentam a pressão arterial, como é o caso da salsicha de soja.

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br

“O uso de produtos naturais não substitui a orientação médica ou qualquer tipo de tratamento.” Visite o seu médico regularmente e faça um plano de saúde.”