Check-up médico: por que devo fazer?

Fazer um check-up médico significa realizar vários exames médicos para garantir que está tudo bem com a saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que pode ainda não ter manifestado sintomas.

Afinal, se aparentemente está tudo bem com você, por que procurar um médico? Será que é coisa de gente que quer arrumar mais problemas e descobrir aquilo que nem é tão sério assim só para ficar preocupado?

Bem, se você pensa dessa forma, existe um grande risco de descuido em relação a sua saúde. Os exames de rotina são de extrema importância. Eles ajudam a prevenir e a detectar doenças. E quanto antes se inicia um tratamento, maiores as chances de sua eficácia.  Não deixe para procurar um médico apenas quando estiver muito doente.

Normalmente, a necessidade de se realizar um check-up depende do estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças familiares e a frequência com que deve fazer os exames deve ser decidido pelo clinico geral, que acompanha o indivíduo.

No entanto, na maioria dos casos é importante fazer exames de rotina com a seguinte frequência:

Adultos saudáveis2 em 2 anos
Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou câncer6 em 6 meses
Pacientes com fatores de risco, como obesidade, fumantes, sedentários, colesterol elevado1 vez por ano

Além disso, os pacientes com fatores de risco para desenvolver problemas, principalmente cardíacos, devem ter especial atenção à sua saúde, estando atento a alterações no organismo, como cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo.

Preferência check up médico

Principalmente se você já passou dos 30 anos de idade, o que se recomenda é um check-up anual. Mas, claro, tudo depende de como anda sua saúde. Se você tem diabetes, colesterol alto, hipertensão, entre outras patologias, precisa realizar os exames com mais frequência. Quem tem uma doença crônica precisa manter, normalmente, sua rotina de acompanhamento, que é bem mais rigorosa e personalizada. A periodicidade, nesses casos, deve ser discutida com seu médico.

Exames mais comuns no Check-up médico

O check-up médico básico que deve ser feito por homens e mulheres e inclui exames, como:

  • Exame de sangue, como hemograma completo;
  • Análises de urina e fezes;
  • Eletrocardiograma, que é um exame do coração;
  • Exame oftalmológico, para avaliar a visão.

Esses exames do check-up médico dão informações sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas, como rins, visão, fígado ou coração, por exemplo e, podem ser úteis na pesquisa de parasita e vírus no organismo, assim como condições do sangue, como anemia, leucemia, níveis de açúcar e ferro, entre outros dados.

Além disso, as mulheres saudáveis também devem realizar o Papanicolau também chamado de preventivo. Os homens devem realizar um exame de ultrassonografia e PSA, para avaliar a próstata.

Fonte: http://www.tuasaude.com

SUGESTÃO GRUPO SAÚDE BRASIL:

O melhor a se fazer , é investir em um plano de saúde. Com um Plano de Saúde, você pode contar com atendimentos médicos, sejam emergenciais ou em forma de consulta, nos melhores hospitais e com médicos experientes e capacitados.

O Grupo Saúde Brasil , conta com o melhor atendimento do Brasil , onde você pode cotar com diversos planos de saúde como Amil, Bradesco , Unimed, SaúdeSIM e outras operadoras de saúde. Conte conosco, vamos ajudar a proteger a sua família. Tabelas de preços.