Principal >> Blog >> Dicas de saúde >> Promessa de Ano Novo – Cuidar da Saúde em 2020!

Promessa de Ano Novo – Cuidar da Saúde em 2020!

Cuidar da Saúde em 2021

Cuidar bem do corpo e da mente é fundamental para vivermos mais e melhor.

Levar uma vida melhor no próximo ano, cuidando mais da saúde, faz parte da lista de resoluções de ano novo de muita gente. Mas, diante de tantas escolhas que podem ser feitas para comer melhor, se exercitar mais e se estressar menos, você sabe por onde começar?

Para ter uma boa qualidade de vida hoje e no futuro, é preciso prestar atenção a esses e muitos outros aspectos. “Quem se cuida e faz exames regularmente tem mais chances de ter uma velhice saudável e independente”, afirma Márcia Medeiros Gonçalves, clínica geral e médica de Normas e Procedimentos da Bradesco Seguros.

Quando pensamos no nosso bem-estar, cuidar do corpo é a primeira coisa que vem à mente — ou seja, fazer exercícios e ter uma dieta balanceada. Essas são duas atitudes que dependem apenas da nossa iniciativa para começar, mas não devemos parar por aí.

Para começar a ficar em dia com o corpo, é fundamental ter força de vontade, ser persistente e cumprir o planejamento com disciplina.

 

Atividade Física

“Experimente as atividades disponíveis em academia e escolha aquela que lhe dá mais prazer. Junto ao exercício, procure um nutricionista para trabalhar a reeducação alimentar. Sempre consulte bons profissionais para acompanhar a sua trajetória na busca por bem-estar e qualidade de vida. Treino e dieta são questões pessoais, não existe fórmula mágica. Por isso, nada de reproduzir algo visto na internet: cada caso é único”, recomenda Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech.

 

Check-Up

É preciso fazer também alguns exames para saber se está tudo bem. Segundo Márcia, o ideal é consultar um clínico geral uma vez por ano, para fazer uma avaliação de saúde e os exames básicos: tirar a pressão, e medir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. “Com esses exames, nos protegemos contra o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto, que aumentam o risco de ter um AVC, uma angina ou um infarto”, completa a médica.

 

Saúde Mental

O cuidado com a saúde mental não pode ser deixado de lado. “O bem-estar mental é fundamental para a saúde e a qualidade de vida”, ressalta o médico e psicólogo Roberto Debski. “Quando o estresse crônico ou o burnout se instala, aumenta muito a predisposição para desencadearmos doenças crônicas como hipertensão arterial, enxaqueca, disfunção erétil, distúrbios do sono, diabetes e problemas gastrointestinais.”

 

Para você começar o ano no ritmo certo e cumprindo suas metas, Eduardo Netto elencou algumas boas dicas. Confira:

Tempo – Dizer que não tem tempo para praticar exercícios é desculpa. Defina prioridades: marque o horário do treino na agenda como se fosse um compromisso de trabalho.

Hábito – Nas primeiras semanas você precisa se obrigar a cumprir um programa preestabelecido.

Mantenha o novo comportamento – Siga a mesma rotina e treine no mesmo horário do dia. Faça mudanças na agenda somente depois de três meses. Caso contrário aumentará muito o risco de abandonar a rotina. Depois que o hábito estiver estabelecido, pode ter um pouco mais de flexibilidade na agenda.

Durma mais cedo – Dormir mais cedo é importante porque proporciona um maior proveito da noite de sono. Consequentemente, você conseguirá acordar mais cedo, se alimentar melhor e começar aos poucos a acrescentar uma rotina de exercícios físicos, seja de manhã, na hora do almoço ou à noite.

Reserve tempo – Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia à melhoria do seu condicionamento físico.

Planejamento – Incluir a atividade física na agenda depende de um bom planejamento. Verifique com antecedência o horário do dia que você sabe que geralmente tem disponibilidade.

Falta de motivação – Quando bater aquela preguiça e falta de motivação, vá à academia nem que seja para conversar, trocar ideias e ver os amigos. O importante é que o horário do treino se torne um hábito.

Rotina de exercícios – Altere os treinos e sua rotina de exercícios: seu organismo precisa de novos desafios e o mesmo acontece com sua mente. Experimente um estímulo diferente, busque praticar atividades diferentes, divertidas e desafiadoras.

Experimente várias aulas – Não tenha receio e faça muitas modalidades. É importante se jogar e descobrir o que cada atividade oferece. Essa experiência ajuda a compor a rotina de treino durante a semana. É essencial sempre mudar os estímulos e se propor novos desafios para não cair na monotonia. Em vez de correr na esteira ininterruptamente por 30, 40 minutos, considere correr por apenas 15 minutos e, em seguida, realize exercícios de força na sala de musculação antes de voltar novamente para a esteira.

Curta sua trilha sonora preferida – A música é um motivador fantástico e tem um efeito positivo no cérebro, fazendo com que suas emoções respondam favoravelmente ao exercício.

Encontre tempo para relaxar – Reserve 15 minutos do dia para meditar. A Meditação Transcendental consiste em mergulhar profundamente em si mesmo. É um momento de autoconhecimento. A experiência de consciência transcendental proporciona conhecer e ter a percepção do lugar onde os pensamentos nascem. É uma técnica muito fácil, não envolve concentração e não é preciso lutar contra os pensamentos. Os resultados começam a aparecer com quatro dias de prática. Os benefícios são: ganho de consciência, alerta mental, habilidade e agilidade para negociar e tomar decisões, comportamento social harmonioso, sensação de calma e leveza.

Acorde mais cedo – O sono é muito importante para a saúde, mas acordar 30 minutos antes do que você está acostumado para se exercitar vale o sacrifício.

Mantenha uma alimentação saudável – Tenha na geladeira apenas alimentos nutritivos e evite comprar produtos que possam prejudicar a sua dieta.

Exercícios – A aquisição do hábito de praticar exercícios nos traz inúmeros benefícios: regulação do apetite, aumento da disposição, energia e, talvez, o maior benefício de todos, a garantia de dever cumprido.

Pense positivo – Esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades. Tenha sempre um suporte em caso de você falhar. Saiba que pode acontecer algo inesperado que altere os planos e nos desvie dos seus objetivos. Ter consciência disso lhe permitirá aceitar esses transtornos como parte do caminho e fazer a vida voltar a fluir na direção certa.

 

Fonte: Viva a longevidade e Bonde