Principal >> Blog >> Dicas de saúde >> Ingestão de Açúcar Afeta Saúde Física e Mental

Ingestão de Açúcar Afeta Saúde Física e Mental

Açucar faz mal para saúde física e mental
Açucar faz mal para saúde física e mental

adolescente comendo doce

Abusar do Açúcar faz mal a Saúde Física e Mental

 

Será que o açúcar impacta só a nossa saúde física? É sobre isso o nosso bate um papo de hoje.

Não é nenhum segredo para ninguém que o açúcar pode causar estragos no seu corpo se você está abusando dele.

Os efeitos prejudiciais na nossa saúde física são bem estudados, e é por isso que falamos muito sobre reduzir o consumo de açúcar para aumentar a sua saúde e claro para a perda de peso.

Mas será que o impacto do açúcar é só na nossa saúde física? E na nossa saúde mental, será o que acontece?

É difícil evitar pegar um docinho depois do almoço ou especialmente depois de um dia daqueles, que você passou lidando com muita pressão, chateações, ansiedade, estresse, tristeza, depressão ou até mesmo felicidade. É o famoso “Eu Mereço”, assim temos, mais uma vez a comida como forma de automedicação.

Esse ciclo vicioso de consumir açúcar para entorpecer suas emoções só vai piorar seus sintomas. O consumo excessivo de açúcar desencadeia desequilíbrios em certas substâncias químicas cerebrais.

Pesquisadores descobriram que uma dieta constantemente rica em açúcar desacelera o cérebro, isso pode afetar a memória e a aprendizagem e pode até levar à doença de Alzheimer, diabetes e doenças cardíacas.

Ao consumir açúcar duas áreas de cérebro são acionadas, uma delas é a de recompensa. Logo após o consumo o cérebro libera altas doses de dopamina (que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, dentre outros). Isso nos dá uma sensação de bem estar, alívio, prazer, porém essa sensação é de curto prazo e logo a insulina faz o seu papel e o seu cérebro começa a pedir mais. Quanto mais comemos, mais queremos e ficamos presos a esse ciclo sem fim em busca de prazeres momentâneos.

Retirar o açúcar não é agradável, Eu sei bem.

Pode causar efeitos colaterais graves, como irritabilidade, confusão e fadiga. Isso levou especialistas a verem como os sintomas de abstinência do açúcar podem se assemelhar ao de certas drogas como a cocaína.

Quando alguém usa uma droga, como a cocaína, ela entra em um estado fisiológico de abstinência quando para de usá-la.

As pessoas que estão consumindo grandes quantidades de açúcares em sua alimentação podem experimentar a mesma sensação fisiológica na retirada repentina do açúcar. Então se você quer reduzir o açúcar eu tenho várias dicas de substituições inteligentes para te auxiliar muito nesse processo.

 

Autora: