Principal >> Blog >> Dicas de saúde >> Regras básicas de higiene pessoal

Regras básicas de higiene pessoal

 

Regras básicas de higiene pessoal

A higiene pessoal se refere a manter o seu corpo limpo e saudável. Uma boa higiene pessoal faz com que você seja menos suscetível à doenças, melhora sua aparência e faz você se sentir melhor. A lavagem das mãos é a melhor maneira de evitar a difusão de doenças.
Lave suas mãos com freqüência, sempre lave suas mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer ou mexer com comida. Caso esteja doente ou perto de alguém doente lave-as mais frequentemente. Quando lavar as mãos, use bastante sabonete, fazendo bastante espuma. Certifique-se de lavar bem debaixo das suas unhas e entre os dedos. Após isto, enxágue adequadamente.
Mantenha o seu corpo limpo:
Você deve tomar banho todos os dias lavando seus cabelos pelo menos três a quatro vezes por semana.
Certifique-se de lavar bem seus genitais, axilas e dobras da pele todos os dias. É recomendável o uso de um sabonete hidratante. Enxágüe com água corrente e, após, seque bem. Não é bom colocar algo dentro dos seus ouvidos para tomar banho. Lembre-se de lavar atrás das orelhas sempre que se banhar.
Cuide da sua boca:
Escove seus dentes depois de cada refeição, usando uma escova macia e pasta dental com flúor. Escove a parte da frente, de trás e de cima de cada dente. Use fio dental pelo menos uma vez por dia. Normalmente são necessários uns 45 cm de fio dental para a limpeza de todos os espaços entre os dentes. Consulte seu dentista a cada 6 meses (ou conforme a orientação recebida) para um exame completo.
Cuide das suas unhas:
Caso você tenha diabetes ou má circulação (doença vascular), verifique com o seu médico os cuidados específicos que necessita ter com as unhas. Mantenha suas unhas cortadas e lixadas. Limpe embaixo de suas unhas todos os dias. Corte as unhas dos dedos dos pés deixando-as retas. É desaconselhável que corte os cantos das unhas ou que corte além da ponta dos dedos. Caso você não consiga cuidar das suas próprias unhas, peça ajuda a outra pessoa.
Outras dicas de higiene
Procure seu médico caso você note qualquer problema no seu couro cabeludo, boca, pele, mãos ou pés. Mantenha seus pés limpos, secos e use sempre meias limpas. Habitue-se ao uso de um creme hidratante para manter sua pele macia e impedir seu ressecamento e descamação. Um aspecto muito importante é que as mulheres devem realizar a higiene genital, após a evacuação ou diurese no vaso sanitário, sempre com movimentos de frente para trás. Desta forma, evitaremos a contaminação dos genitais pelas fezes da região próxima do ânus.
Fonte: Blue Cross Blue Shield de Massachusetts
“Alimentação saudável associada a prática regular de atividade física é o segredo para prevenir uma série de doenças, porém o uso de produtos naturais não substitui a orientação médica ou qualquer tipo de tratamento.”
“O uso de produtos naturais não substitui a orientação médica ou qualquer tipo de tratamento.” Visite seu médico regularmente e faça um plano de saúde”.