Principal >> Blog >> Dicas de saúde >> Saiba quais são os Melhores substitutos do Açúcar

Saiba quais são os Melhores substitutos do Açúcar

Você Sabe quais são os Melhores substitutos do Açúcar ?

Falamos o quanto é desafiante reduzir a ingestão de açúcar, mas o mercado vendo essa dificuldade começou a produzir ingredientes e produtos para que possamos fazer a substituição do vilão do momento “o açúcar”.

Hoje temos vários tipos de adoçantes sintéticos e naturais comercializados que nos ajudam a controlar o açúcar no sangue.

Conheça as melhores opções para substituir o açúcar
saco de açúcar

 

Agora a pergunta é: Esses Adoçantes são saudáveis?

Os adoçantes artificiais foram considerados por muito tempo como a solução para o tratamento de pessoas com diabetes e para redução de peso, porém pesquisas recentes indicam que adoçantes artificiais podem ser prejudiciais,especialmente se você estiver olhando pela prevenção do diabetes /obesidade.

Outros estudos mostram que o aumento do consumo desses substitutos do açúcar pode estar correlacionado com o aumento dos casos de obesidade e diabetes.

Embora os adoçantes artificiais sejam aprovados pela Anvisa, isso não significa que sejam saudáveis.

O Marketing para produtos alimentícios pode levar você apensar que os adoçantes artificiais não calóricos ajudam na perda de peso, mas estudos mostram o contrário.

Um estudo de 2016 mostrou que indivíduos com peso normal que ingeriam mais adoçantes artificiais tinham maior probabilidade de ter diabetes do que pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Outro estudo de 2014 descobriu que esses açúcares, como a sacarina, podem alterar a composição de bactérias do intestino.Essa alteração pode causar intolerância à glicose, síndrome metabólica e diabetes em adultos.

O açúcar artificial pode interferir no sabor aprendido, isso irá confundir o seu cérebro, que enviará sinais dizendo para você comer mais, especialmente mais alimentos doces.

A boa notícia é que existem algumas alternativas “naturais” que você pode escolher, como stevia, extrato da fruta monge, eritritol,  xilitol, sorbitol e maltitol (esses também conhecidos como álcoois de açúcar).

 

Será que os adoçantes ditos naturais realmente são saudáveis?

Álcoois de açúcar são naturalmente encontrados em plantas e frutos silvestres e comumente utilizados em produtos alimentícios rotulados como “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar”.

Novamente vemos o Marketing da indústria nos induzindo ao consumo de forma enganosa, pois os álcoois de açúcar ainda são carboidratos e podem aumentar o açúcar no sangue, porém não tanto quanto o açúcar comum.

Então qual a diferença deles para os adoçantes artificiais?

  • pode ser metabolizado sem alterar a insulina
  • são menos doces que adoçantes artificiais e açúcar
  • pode ser parcialmente digerido no intestino
  • não tem o sabor de adoçantes artificiais

Lembrando que o excesso desses adoçantes naturais como o xilitol podem causar problemas digestivos, como gases, inchaço e desconforto abdominal, de todos eles o eritritol é geralmente mais bem tolerado.

Estudos demonstram que os sintomas digestivos só ocorreram depois do consumo de 50 gramas em dose única, então utilize com equilíbrio.

Pesquisas sugerem que os adoçantes naturais são ótimos substitutos para o açúcar comum, porém não terá um papel significativo na perda de peso.

Você deve tratar os adoçantes naturais da mesma forma que o açúcar e limitar sua ingestão.

Não se esqueça de que quanto mais você consome qualquer tipo de adoçante, mais seu paladar é exposto ao sabor doce e muitos estudos mostram que a comida que você prefere e deseja é a comida que você come com mais frequência.

Quando você reduz todas as formas de adição de açúcar verá como é mais fácil gerenciar a sua vontade de açúcar, controlar o diabetes, aumentar energia e consequentemente emagrecer de forma saudável.

Se você está pensando em substituir o açúcar regularmente, procure sempre orientação de um profissional.