Principal >> Blog >> alivio das tensões >> Todos os benefícios do boldo

Todos os benefícios do boldo

O extrato de boldo é utilizado há muitos anos para o tratamento de enxaqueca, dor de ouvido, reumatismo e tontura.

O Boldo do Chile (Peumus boldus) é originário e cresce em abundância na região Mediterrânea úmida do Chile Central. O extrato de boldo é utilizado há muitos anos para o tratamento de enxaqueca, dor de ouvido, reumatismo, “fraqueza nervosa”, tontura, dispepsia, dor menstrual e inflamação do trato urinário.

Alguns afirmam que ele apresenta também propridades sedativas e de leve hipnose.As folhas de boldo contém taninos, óleos essenciais (principalmente o ascaridol e o cineol) e falvonóides, com maior predominância de catequina. Contém também uma grande quantidade de boldina, um importante alcalóide.

As concentrações de catequina, ácido gálico e ácido tânico são maiores do que as de boldina e parecem contribuir em maior grau para a capacidade total antioxidante da infusão de boldo. A boldina tem a função de aumentar o fluxo da bile gradualmente, ajudando na digestão de gorduras.

O boldo também ativa a secreção salivar e a do suco gástrico auxiliando em casos de dispepsia e hipoacidez. Alguns estudos apontam a sua ação como um relaxante muscular leve. Apesar dos inúmeros benefícios o chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.

Indivíduos com vesícula biliar obstruída ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica.

ReferênciasKALLUF, L. Fitoterapia Funcional: dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos, VP Editora, São Paulo, 2008.O´BRIEN, P. et al. Boldine and its antioxidant or health-promoting properties, Chemico-biological interactions, 2006. Por Joyce Rouvier.

Fonte: https://exame.abril.com.br

Sugestão grupo saúde Brasil:

O suco de gengibre e abacaxi é uma excelente forma de acelerar o metabolismo e queimar como gorduras extras, conheça os ingredientes do suco de abacaxi ajuda o metabolismo na perda peso.